top of page
Buscar

Estenose de uretra

Atualizado: 27 de set. de 2021



A estenose de uretra e ou estreitamentos é uma doença comum na prática urológica, umas das doenças urológicas mais antigamente conhecidas.


A prevalência é de 9 pessoas acometidas a cada 1000 pessoas, porém apesar de pequena incidência esta é uma condição impactante pois piora a qualidade de vida, gerando prejuízos miccionais e sexuais.


Esta doença uretral tem diversas origens: traumática, infecciosa, idiopática (causa desconhecida), sequela de radioterapia e iatrogência (instrumentação da uretra com sondas e cirurgias de próstata ou cálculos renais).


As doenças sexualmente transmissíveis (DST) denominadas uretrites, mesmo que devidamente tratadas podem levar a esta condição, pois a inflamação crônica pode gerar esse prejuízo.


O líquen escleroso, doença autoimune, o qual acomete a pele peniana ou vaginal pode avançar pela uretra, e neste cenário os estreitamentos são mais longos e os tratamentos são mais complexos, porém atualmente os resultados são promissores.


O uso da sonda vesical de grande calibre e por longo tempo pode condicionar os estreitamentos uretrais.


Não podemos esquecer dos traumas de bacia, as fraturas de ramos dos ossos da bacia podem levar ao trauma uretral com possível estenose uretral.


Há diversos tratamentos, dilatação uretral, incisão do ponto estenótico (uretrotomia interna), exérese do tecido doente (uretroplastia) com uso de enxertos e retalhos e até cirurgias laparoscópicas e roboassistidas.



A dilatação uretral é o primeiro tratamento conhecido e atualmente tem um pequeno papel, prática em desuso, ainda presente na prática em 10 % dos urologistas americanos.


A incisão da uretral com faca ( uretrotomia interna) iniciado na década de 70 tem um papel importante em estenoses ou estreitamentos curtos, menores que 1 cm.


Atualmente o tratamento mais efetivo é a cirurgia de uretroplastia, técnica a qual retiramos o tecido doente, apesar de mais invasiva ela apresenta melhores resultados a longo prazo, sendo a cirurgia de escolha para os defeitos acima de 1 cm.


Caso tenha dúvidas ligue e agende sua consulta.

Yorumlar


bottom of page