top of page
Buscar

Colica de Rim

Atualizado: 27 de set. de 2021



A litíase urinária ou a conhecida pedra nos rins é um problema de saúde muito comum no nosso dia-dia. Afeta aproximadamente 10% da população mundial.


A pedra nos rins pode ser assintomática ou trazer alguns problemas como sangramento na urina, infecção urinária ou dano à função dos rins. A cólica renal é um quadro de dor lombar intensa decorrente da pedra obstruir o fluxo de urina vindo do rim em direção a bexiga.


Geralmente o paciente necessita ir ao pronto socorro para receber medicação analgésica e controlar a dor. Neste atendimento, podem-se realizar exames, como ultrassonografia e tomografia computadorizada a fim de determinar a localização e tamanho do cálculo, grau de obstrução do rim e se há infecção associada.

E porque surgem as pedras nos rins? Podem surgir devido a erros na alimentação, como pouca hidratação (beber poucos líquidos), excesso de proteína e sal na dieta. O indivíduo pode ter alterações anatômicas nas vias urinárias e/ou distúrbios em seu metabolismo no sangue e urina que deixam a urina propensa ao surgimento de pedras.


Além disso, a obesidade e antecedentes familiares de pedras aumentam a chance de surgimento da doença.

O que fazer quando descubro que tenho uma pedra? O tratamento depende de uma série de fatores:

1) tamanho e localização da pedra

2) se a pedra traz alguma consequência, como obstrução, dor ou infecção

3) grau de dureza desta pedra (pode ser determinada pela tomografia computadorizada)

4) Antecedentes do paciente (se já operou alguma vez para retirar pedra, se já eliminou espontaneamente, etc.)

Para saber melhor sobre as opções de tratamento procure por nossos atendimentos.

Comments


bottom of page